Kenkovet Clínica Veterinária

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Acompanhe e participe das Redes Sociais Kenkovet

Youtube

DICAS & CURIOSIDADES

Persa

Dicas & Curiosidades

O Persa é o mais popular dos gatos de estimação, fato que se explica pela extrema beleza da pelagem e por seu temperamento mais calmo. Isso ocorre também graças aos criadores e aos clubes de criação, que trabalham para que a raça continue ganhando adeptos em todo o mundo. Essas características vêm sendo desenvolvidas e aguçadas através de cruzamentos programados pelo homem desde o século XVI.

Esta raça chama atenção pela exuberância da sua pelagem, que pode apresentar até cem cores já reconhecidas pelos maiores clubes de criação do mundo. Para que esta pelagem se mantenha sempre bela, são necessários alguns cuidados básicos, como escovações pelo menos três vezes por semana. Na época da muda, a escovação deve ser diária.

A escovação mantém a pelagem limpa, sem bolos ou nós, e evita um outro problema muito comum entre gatos de pêlo longo: a ingestão de pêlos mortos durante a higienização natural (as lambidas). O acúmulo destes pêlos no estômago forma uma estrutura chamada pilobezoário, que é uma bola de pêlos mortos. Isso pode causar desde irritação da mucosa gástrica (gastrite) até úlceras e obstruções intestinais.

Outro cuidado que devemos tomar com os Persas é a limpeza dos olhos. Ela deve ser semanal e feita com soro fisiológico ou água filtrada e fervida.

Uma característica muito famosa do Persa, a cara achatada, encontra atualmente certa resistência dos criadores em termos de sua perpetuação. Foi comprovado que os exemplares com esta característica têm problemas respiratórios, secreção lacrimal intensa, conjuntivite, rinite alérgica e problemas locomotores devido à compressão do cérebro pela caixa craniana alterada.

Diz um ditado: “Deus criou o gato para que o homem pudesse acariciar o tigre.” No caso do Persa, podemos dizer que o homem criou o Persa para poder acariciar o gato! Isso não quer dizer que outras raças de gato não tolerem o contato com seres humanos. Mas o Persa tem esta característica marcante em seu temperamento.
A origem do Persa remonta ao século XVI, época das grandes navegações européias em direção ao Oriente. Com a intensa expoloração do comércio nesta região, começaram a chegar à Europa gatos de pêlo longo, provenientes da Turquia, e gatos mais encorpados, também de pêlo longo, vindos da antiga Pérsia (atual Irã). Estes dois gatos foram cruzados entre si e seus descendentes originaram o atual Persa.

O Persa apareceu pela primeira vez em uma exposição especializada no ano de 1871, na Inglaterra, gerando um enorme interesse. Aquele gato parecia um brinquedo de pelúcia e tinha um comportamento completamente distinto dos felinos — um comportamento altamente dependente. Por causa disso, ainda hoje o Persa é o campeão de popularidade entre os gatos domésticos criados em todo o mundo.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS
Nacionalidade:Antiga Pérsia
Classificação:Dependente
Porte:Médio/Grande
Temperamento:Apegado
Tamanho do Pelo:Longo
Frequencia de Troca de Pelo:
« Voltar
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados - Kenkovet Clínica Veterinária - Desenvolvido pela: Agência Yama