Kenkovet Clínica Veterinária

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Acompanhe e participe das Redes Sociais Kenkovet

Youtube

DICAS & CURIOSIDADES

Pastor de Shetland

Dicas & Curiosidades

Os Shelties, como são carinhosamente conhecidos, têm um intenso desejo de agradar seus donos e uma enorme capacidade de dar amor e afeto — embora possam e devam ser reservados com estranhos. Eles são de excepcional capacidade para treinamento, companheiros responsáveis e também excelentes para trabalhos de obediência, pastoreio e agility — onde se destacam em todas as competições.

Esta raça desenvolve uma lealdade duradoura aos donos. Os Shelties são naturalmente alertas e protetores, e latirão para informar que algo está diferente no reino deles. A afinidade natural deles com crianças os torna companheiros gentis, amorosos e inigualáveis.

Todo Sheltie deve receber uma variedade de experiências no início de seu treinamento. Este treinamento, ou socialização, pode e deve incluir viagens para o parque, playgrounds, shopping centers (se possível), casa de amigos ou outros lugares onde seu Sheltie seja bem-vindo. Esta socialização ajudará o Sheltie jovem a desenvolver um temperamento inicial amigável e amadurecerá seu lado sócio-familiar gentil e amoroso.

Os Shelties têm uma pelagem com pêlo e sub-pêlo. A pelagem exterior consiste em pêlos longos, retos, grossos e macios, enquanto a base é pequena, peluda e muito densa. Machos maduros têm uma pelagem mais exuberante do que as fêmeas. Os cuidados necessários dependerão do tipo e qualidade da pelagem. Geralmente, o Sheltie é um cachorro muito limpo, sem cheiro e, em média, precisa de apenas uma escovação semanal (é útil aplicar um spray em nuvem com água com um pulverizador quando estiver escovando — isso evita a quebra dos pêlos). Banhos devem ser aplicados apenas em casos inevitáveis (se ele estiver imundo de lama ou óleo, por exemplo).

Com água pura e fresca, uma boa nutrição (usando uma ração de qualidade), visitas regulares ao veterinário e cuidados do dono (amor, carinho e atenção), os Shelties pode viver até 14 anos. Quando adultos, seu peso varia entre 4 kg e 8 kg.

Esta raça precisa de uma boa quantidade de exercícios na forma de passeios diários e sessões de jogos e atividades. Com o amadurecimento, seu Sheltie se adaptará prontamente a seu estilo de vida e se sentirá bem em todo ambiente que freqüentar.
Os cães pastores de Shetland (Shetland Sheepdogs), ou “Shelties”, como são mais freqüentemente chamados, geralmente se assemelham a um Collie em miniatura. Emboram sejam freqüentemente chamados de “Mini Collie” ou “Collie de Brinquedo”, o Sheltie são de fato uma raça distinta e separada, que não foi criada a partir do Collie. A raça evoluiu de robustos antepassados (na sua maioria, os mesmos do Collie) que viveram nas Ilhas Shetland, na costa nordeste da Escócia.

O Sheltie desenvolveu-se como um robusto cão de pastoreio, um guarda sempre alerta e um companheiro inteligente e afetuoso. A atenção da raça e a vontade dele para obedecer eram qualidades desejadas igualmente pelos fazendeiros e pelos pastores.

O Pastor de Shetland foi reconhecido como raça pelo AKC em 1959 e o seu primeiro registro oficial no Kennel Clube da Inglaterra data de 1909

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS
Nacionalidade:Grã-Bretanha
Classificação:Companhia
Porte:Pequeno
Altura Máxima:40 cm
Altura Mínima:33 cm
Peso Máximo:8 Kg
Peso Mínimo:4 Kg
Cor:Preto e branco
Temperamento:Balanceado
Treinabilidade:Grande
Espaço:Médio
Tempo de Exercícios Diários:45 min.
Tamanho do Pelo:Duplo (pêlo e sub-pêlo
Frequencia de Troca de Pelo:Média
Tosa:Não
« Voltar
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados - Kenkovet Clínica Veterinária - Desenvolvido pela: Agência Yama